“Aquí Brasil”, hace 11 años, es una iniciativa de producción independiente del periodista boliviano Jorge González Cordero y no mantiene, hoy, ningún vínculo de apoyo publicitario o económico con la embajada de Brasil en La Paz, a no ser eventuales y coincidentes objetivos destinados a divulgar, solamente, las actividades culturales brasileñas y su relación con Bolivia.

lunes, 11 de febrero de 2013

Bolívia sofre outro roubo cultural: Peru se apoderou da Diablada no Carnaval de São Paulo, Brasil.


É muito bom saber que a gloriosa escola de samba Rosas de Ouro tenha colocado na avenida a dança e as roupas de varios países do mundo, entre eles da América do Sul.

Apenas lamento que essa instituição ligada à cultura não tenha se preocupado em pesquisar o que as representações dos países convidados iriam apresentar no Carnaval paulista.

O Peru, lamentavelmente, esteve no sambódromo com uma dança que não pertence as suas origens: a Diablada, que é ancestralmente oriunda da cultura da Bolívia.

Essa dança, seus trajes, o ritmo musical (que é único) deu precisamente origem ao Carnaval do departamento (Estado) de Oruro, declarado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 2001.

Sem saber, a imprensa brasileira (com a cumplicidade da peruana) noticiou o roubo; confiram nos links abaixo.

http://peru21.pe/economia/diablada-punena-se-lucira-este-viernes-carnaval-sao-paulo-2116292

http://carnaval.uol.com.br/2013/noticias/redacao/2013/02/09/segunda-escola-a-desfilar-em-sp-rosas-de-ouro-traz-samba-sobre-festas.htm


En tempo, para quem quiser saber a origem da Diablada, lhes aconselho ler o link abaixo.

http://www.eldiario.net/noticias/2012/2012_06/nt120617/cultural.php?n=49&-la-diablada-de-oruro-surgio-hace-dos-mil-anios-con-el-nombre-de-llama

No hay comentarios:

Publicar un comentario